Thursday, November 05, 2009

General Tigre de Pedra

Olá amigos ... (ou se preferirem: Estimados companheiros [rsrsrs])

Esta semana enfrentando alguns desafios profissionais recordei-me desta história e foi fator de grande alegria poder aplicá-la no meu cotidiano.

Por isso hoje vou citar um tópico dos ensinamentos budistas que também tem conotação de liderança e convicção na concretização de nossos objetivos/metas pessoais, empresariais e/ou profissionais.

Independente da religiosidade, acima de tudo, trata-se de um aprendizado filosófico que vale a pena colocar em prática, podem ter certeza.

Trata-se do General Tigre de Pedra.

Em um discurso de meu mestre, Daisaku Ikeda consta:Nitiren Daishonin era muito bem versado não apenas nos Registros do Historiador como também numa ampla gama de obras históricas chinesas. O relato do General Tigre de Pedra que aparece no escrito de Nitiren com esse mesmo título foi extraído dos Registros do Historiador. Quando um general cuja mãe havia sido devorada por um tigre confundiu uma rocha com esse animal, atirou com tanta vontade de vingar a morte da mãe que a flecha se cravou na pedra. Mas ao perceber que era uma pedra e tentar atirar nela novamente, a flecha não mais penetrou a rocha.

Alguém já se deparou com uma situação que imaginava ser impossível de transpor? Uma tarefa que precisava finalizar e não via alternativas?

Certamente sim e várias vezes.

E mesmo sem saber como ... conseguiu, conseguiu realizar o que poderia parecer inimaginável inicialmente, assim como o feito do general que fez flecha penetrar na pedra.

Mas o que havia de especial para nós conseguirmos e para o general também?

Havia uma grande motivação. Isso mesmo motivação, mas não precisa parar de ler, pois não é apenas uma motivação financeira ou a pressão que nos faz realizar algo, mas principalmente nossa motivação interior.

O que moveu o general a atacar a rocha pensando ser um tigre foi seu grande desejo de vingança pela perda da mãe. Algo totalmente subjetivo, individual, quase inexplicável.

E então! Qual o seu GRANDE DESEJO?

Concluindo ... quando temos uma motivação pessoal, individual, subjetiva conseguimos realizar algo inatingível aos olhos das outras pessoas. É muito mais forte do que sermos movidos pela pressão de um gerente, por exemplo. É algo que parte de "mim mesmo".

Isto pode e deve ser aplicado no ambito profissional.

Um abraço.


Glossário do Budismo: GENERAL TIGRE DE PEDRA (m. 119 a.C.) : Li Kuang (m. 119 a.C.), general que serviu ao imperador Wu da dinastia Han anterior e era exímio no arco e flecha. Dizem que, certa vez, quando estava caçando, ele confundiu uma rocha no chão com um tigre e acertou-a com uma flecha. Ao perceber que, na verdade, seu alvo era uma pedra, o general ficou surpreso ao ver que a ponta da flecha havia penetrado na pedra. A partir desse dia, ele ficou conhecido como General Tigre de Pedra. Segundo uma versão posterior desse episódio, o pai de Li Kuang (sua mãe, de acordo com outra fonte) havia sido morto por um tigre. Li Kuang confundiu uma rocha com o tigre que havia matado seu pai e acertou-a com uma flecha.

No comments: