Thursday, October 29, 2009

BPM - Business Process Management - Exemplo de Solução

Recentemente para uma proposta de solução técnica à um problema de um cliente, identificamos como melhor alternativa a adoção do BPM - Business Process Management, traduzido como Gerenciamento de Processos de Negócio [na verdade esta tradução não explica muito, postoriormente quero escrever apenas sobre este significado].

No contexto exposto tínhamos que desenvolver uma aplicação (software) para o Processo de Gerenciamento de Ordens de Serviço. Este processo precisava ainda ser integrado a outros dois serviços já existentes de Consulta à CEP e Roterização (Gerar Rotas).

A empresa já possui em sua estrutura uma solução de BPM o Oracle Business Process Management.

Então ficou fácil certo? Um problema que claramente necessita de uma solução BPM e integração com outros serviços através de SOA.

Mas como utilizar cada recurso?

Veja abaixo em partes como podemos visualizar esta solução.

Proposta de Solução


A adoção da tecnologia já especificada, BPM com o BEA AquaLogic BPM Studio, agora gerida pela Oracle é o Oracle Business Process Management, utilizando uma ferramenta IDE baseada em Eclipse, propiciará as ferramentas para criar, executar e otimizar o Processo de Negócio Gerenciamento de Ordens de Serviço.
Além das vantagens próprias da ferramenta adotada, podemos adotar uma abordagem para a utilização de BPM e SOA agrgando maior valor à solução.
A formalização dos processos – definir etapas, tratamento de exceções e caminhos de escalação, e a coordenação dos sistemas necessários para realizar uma tarefa específica – melhorará muito a produtividade, o compliance e a qualidade do serviço.

Os componentes do Oracle Business Process Management suportam todo o ciclo do processo de negócio de ponta a ponta



Oracle Business Process Management Studio
Utilizando o BPM Studio será possível receber da área de negócio o processo já definido em padrão BPMN. Havendo a necessidade de desenvolvimento de lógicas de negócio específica será realizado em linguagem Java que é totalmente compatível aos recursos do Aqualogic.

Workspace do Oracle Business Process Management
O workspace do Oracle Business Process Management é uma interface baseada na Web pronta e configurável que permite aos usuários acessar e manipular tarefas de acordo com sua função e responsabilidade.
Serão disponibilizadas as seguintes telas no Workspace:
1. Login
2. Menu Principal
[listar as telas relativas ao processo]

Esta ferramenta permite criação de add-on para Microsoft Office para os usuários finais que querem interagir com processos usando qualquer produto do Office, incluindo Outlook, Word ou Excel.

Painéis do Oracle Business Process Management

Os painéis do Oracle Business Process Management fornecem dados históricos e quase em tempo real sobre o processo, adequados a cada função. Os gerentes obtêm a inteligência prática de que precisam para tomar decisões cruciais e oportunas, e os analistas de negócios podem definir os principais indicadores de desempenho (KPIs) ao modelar os processos.
As KPIs definidas para o Processo de Gerenciamento de Ordens de Serviço, que estarão disponíveis nos Painéis são listados no item de escopo Monitorar Processo:
[listar as KPIs definidas]

Servidor do Oracle Business Process Management
O servidor do Oracle Business Process Management coordena todos os processos e seus recursos para gerenciar sequências, aplicar regras e auditar cada etapa, assegurando assim uma execução, escalação e gerenciamento de exceções sem falhas.
Além disso, a arquitetura do servidor permite que os administradores de TI criem topologias flexíveis para balanceamento de carga e cenários com tolerância a falhas.
Diferenciais
O Oracle Business Process Management tem uma abordagem comprovada para possibilitar que os usuários administrativos e o pessoal de TI colabore e apresente melhorias e inovações nos processos. Voltando sua atenção para os usuários administrativos, o Oracle Business Process Management oferece novas maneiras de os usuários interagirem com seus processos e monitorá-los através de aplicativos da Web, portais, integração ao Office e painéis administrativos. Com o Oracle Business Process Management, você pode fornecer o mais avançado ambiente para produtividade do usuário e atividades de tomada de decisões.

BPM e SOA

Gestão de Processos de Negócios
BPM representa uma estratégia para gerenciar e melhorar o desempenho dos negócios com a contínua otimização dos processos em um ciclo fechado de modelagem, execução e medição. Combinando uma metodologia de melhores práticas com uma solução de tecnologia integrada, o conceito de BPM aflorou de uma evolução dos processos de negócios e da convergência de diversas tendências tecnológicas. O resultado é uma categoria de solução de tecnologia baseada em uma Arquitetura Orienta da a Serviços

Arquitetura Orienta da a Serviços
Como abordagem arquitetônica que facilita a criação de serviços de negócios interoperáveis e flexivelmente acoplados para fácil compartilhamento dentro das empresas e entre elas, o conceito de SOA extrai seu verdadeiro valor da reutilização e agilidade possibilitadas por ele. Uma abordagem de SOA, na verdade, estimula a reutilização dos aplicativos que durarão não apenas anos, mas décadas. Ou seja, os sistemas implementados hoje poderiam sobreviver a seus implementadores originais, na forma de aplicativos empresariais virtualizados gerenciados como “caixas pretas” definidas por suas interfaces.


BPM SOA



• Otimiza os processos de negócios
• Demanda por visibilidade
• Orientado diretamente pelas metas da empresa/órgão
• Não exige SOA, mas SOA simplifica imensamente as implementações de BPM • Organiza a infra-estrutura de TI
• Demanda por encapsulamento
• Orientado indiretamente pelas metas dos negócios, traduzidas em uma necessidade de TI ágil e governança
• Fornece uma camada de controle e governança para a IT sob BPM
Com esta visão será possível acessar serviços necessários atualmente como ao acesso ao Cadastro de CEP. E a aplicação já estará prepara para uma próxima evolução que venha a integrá-la com um sistema de roteirização que poderá definir as Rotas necessárias para as empresas efetuarem a retirada dos materiais.




Visão da Arquitetura Proposta

No comments: